quinta-feira, 7 de março de 2019

SONETOS DA INVERNIA




ARANDO A TERRA

Montei muitas vezes guiando um cavalo
Que tão paciente puxava o arado,
E ao vê-lo na faina, de suor banhado
Fazia um jeito de não maltratá-lo.

Arando o terreno, para então plantá-lo
Nos braços do arado, meu pai fatigado
Cantava, pois via o solo molhado
Prevendo a fartura a recompensá-lo.

Mas o tempo passou, não pude domá-lo,
Tive de seguir por uma nova estrada
Pegando com jeito a rédea e a brida...

Minha alma é quem guia o velho cavalo:
Meu corpo cansado da longa jornada
Puxando com jeito o arado da vida.

Arievaldo Vianna – 07.03.2019




CANTIGA DE UM SAPO URBANIZADO | Janeiro de 2019


O rebento de um bardo sertanejo
Que jamais se comove com a chuva
É pior que os filhos da viúva
Que nasceram da raspa ou do sobejo

Dos batráquios, se escuto o harpejo
Eu não pego jamais num guarda-chuva
Não preciso de toalha, capa e luva
Tomo banho, bebo cana e até gracejo!

Dona rã, raspa a cuia, que beleza
Como é belo este som da Natureza
O inverno só nos traz lembrança boa...

Chuva aqui, para nós, é tempo bom
E no asfalto eu não posso ouvir o som
Dos batráquios que cantam na lagoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário