quarta-feira, 16 de maio de 2018

CONTO POPULAR


A MULHER QUE ENGANOU O DIABO





Meu avô Manoel Lima contava o interessante causo da MULHER QUE ENGANOU O DIABO.
Tal fato aconteceu, justamente, porque a dita mulher possuía um cabelo comprido e volumoso, que chegava perto dos joelhos. O marido da criatura vendera a alma ao Tinhoso e como é de praxe nesses casos, o Fute marcou o dia de vir buscá-lo. Só o dispensaria se o coitado adivinhasse a sua idade.

Ao aproximar-se a data fatídica, o marido acabrunhado deitou-se numa rede e se pôs a gemer inconsolável. A mulher sabendo do problema disse a ele que não se incomodasse que ela haveria de descobrir os anos do Capeta. Possuidora de uma vasta cabeleira, que passava da cintura, a mulher bolou uma estratégia. Ficou completamente despida, se acocorou no meio da estrada, por onde o inimigo haveria de passar, e se cobriu com o cabelo. Quando o Diabo vinha, a cavalo, a mulher se levantou de repente e mostrou a bunda, saindo do meio daquela moita de cabelos. O capeta tomou um susto e disse:
- Que marmota é essa? Estou com sete mil, duzentos e quarenta dois anos e nunca tinha visto uma coisa parecida!!! Figa!
A mulher saiu correndo, por dentro do mato, e foi dizer ao marido a idade do Capeta. Foi assim que a astuciosa criatura livrou o marido das garras do Tinhoso.

(Arievaldo Vianna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário