quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CONTOS QUE LI NA INFÂNCIA - V


Uma bela parábola de Malba Tahan... Os cegos e o elefante. As opiniões dos cegos quanto à aparência do gigantesco paquiderme dão a devida dimensão do estado de coisas em que se encontra o mundo hoje em dia... Cada um com a sua opinião e o seu modo de "ver", mesmo sem enxergar um palmo adiante do nariz.

Os Cegos e o Elefante

Malba Tahan

Achavam-se seis cegos sentados à beira da estrada, nas proximidades de Jericó, pedindo esmolas. Ouviram aludir ao elefante, mas não faziam a menor ideia desse animal.
Um belo dia, aconteceu cruzar a estrada em que se achavam os seis cegos, um homem conduzindo um elefante domesticado. Informados do sucesso, rogaram ao guia que parasse e lhes permitisse examinar o animal. Impossibilitados de ver com os olhos, iriam conhecer pelo tato - como fazem os cegos - o bicho que lhes interessava.
O primeiro cego apalpou o elefante nas ilhargas e disse: - Já sei! o elefante é tal qual um muro, forte e áspero.
O segundo passou as mãos pelas presas e afirmou:
–- Enganou-se, meu amigo. O elefante é mais parecido com lanças do que com muros; é redondo, liso e agudo nas extremidades. Eu é que sei como é um elefante.
O terceiro correu os dedos pela tromba do paquiderme e declarou com segurança:
–- Ambos estão enganados.Quem tiver a menor parcela de senso percebe que o elefante é parecido com uma grande cobra.
O quarto cego, porém, estendeu os braços, abraçou uma das pernas do animal e disse:
–- O pior cego é o que não quer ver. O elefante, não há dúvida, é assim a modo de uma palmeira. Asseguro que ele é roliço e alto que nem um coqueiro.
     O quinto cego, homem de elevada estatura, alçando a mão, apanhou a orelha do elefante: apalpou-a e afirmou categoricamente:
–- Parecem  tontos! O elefante é uma grande ventarola!
     Adiantou-se, finalmente, o sexto cego, e, segurando o elefante pela cauda exclamou:
–- Quanta cegueira. Não percebem vocês patavina. O elefante nada tem de parecido com muro,lança,cobra,palmeira ou ventarola! Tudo isso é ridículo! O elefante é apenas um pedaço de corda.
O guia, então, tocou o elefante; o enorme animal continuou a viagem e os seis cegos ficaram à beira da estrada a discutir, exaltados, insultando-se uns aos outros com pesadas palavras, porque não chegavam a um acordo sobre a forma exata de um elefante.
Muita gente encontramos que, à semelhança dos cegos de Jericó, adianta informações erradas e falsas sobre coisas que não conhece, na convicção de que está com a verdade.
Na vida, precisamos ouvir sempre os sábios conselhos dos mais velhos:pois, muitas vezes, somos, sem que possamos perceber, iludidos pela aparência enganosa das coisas.

(Em: Lendas do céu e da terra)

Vamos aprender mais:
Ilharga -Cada uma das partes laterais e inferiores do baixo-ventre.
Parte lateral de qualquer corpo:
Paquiderme - animal que tem pele espessa. Elefante,Rinoceronte, hipopótamo.
Alçando - levantando. Do verbo alçar: levantar.

Ventarola – abanador, leque, ventana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário