HISTÓRIA DE
UM PAPAGAIO
Graciliano
Ramos
Quem
principiou a história do papagaio foi Cesária, mas os homens se aproximaram da
esteira onde ela cochichava com Das Dores e depois de alguns minutos Alexandre
concluiu a narração. Cesária falou assim:
—
O nosso casamento foi pouco depois da vaquejada. Você se lembra, Das Dores? O
caso da novilha se espalhou de repente e o nome de Alexandre correu de boca em
boca. Ele não disse isto porque não gosta de pabulagem, mas acredite que ficou
o homem mais importante do sertão. Os fazendeiros tiravam o chapéu quando
passavam por ele e cumprimentavam com respeito: — “Como vai a obrigação, major
Alexandre?” É isto, Das Dores. Alexandre num instante virou major. Meu pai era
pessoa de muito cabedal, e todo mundo por aquelas bandas queria casar comigo.
Eu não fazia conta de ninguém, mas quando Alexandre se apresentou, bem vestido
e bem-falante, quebrou-me as forças. Vinha preparado, com um rebenque de cabo
de ouro, esporas de ouro...
—
Montado no bode? perguntou Das Dores.
—
Não, respondeu Cesária. O bode era para as vaquejadas. Vinha num cavalo
baixeiro, arreado com arreios de ouro, espelhando. Só queria que você visse,
Das Dores. Meu pai ficou muito satisfeito com o pedido e eu concordei logo: —
“Se vossemecê acha que deve ser, está certo.” Marcou-se o dia e preparou-se o
enxoval, que foi uma beleza, Das Dores. Só queria que você visse.
Um
enxoval em que trabalharam todas as costureiras do lugar. A festa do nosso casamento
durou uma semana. Muita dança, muita bebida, muita comedoria. Não ficou peru
nem porco para semente. Veio o vigário, veio o promotor, veio o comandante do
destacamento, veio o prefeito. Meu pai estava-se estragando, mas era senhor de
muitas posses e dizia: — “Festa é festa. Mais vale um gosto que quatro
vinténs.” Quando os derradeiros convidados se retiraram, fomos morar na nossa
casa nova, uma casa bonita como as da cidade. E o pai de Alexandre deu a ele um
baú cheio de moedas de ouro. Aí era preciso a gente tratar da vida. Eu vendia e
comprava, dirigia as coisas direito. Sempre tive cadência para as arrumações.
Mas as viagens e as transações de muito dinheiro quem fazia era Alexandre. Na
primeira viagem dele encomendei um papagaio. Queria um papagaio falador,
custasse o que custasse. Agora você conta o resto, Alexandre.
—
Não senhora, respondeu o marido. Você não começou a história? Então acabe.
—
Não senhor, replicou Cesária. Comecei porque podia começar, mas acabar não
acabo. Contei a minha parte, que dei a encomenda, mas quem comprou o papagaio
foi você.
Depois
de muitas razões, Alexandre se resolveu a tomar a palavra.
—
Em vista disso, eu conto. Isto é, conto o fim da história, que o princípio os senhores
já sabem. E nesse princípio não acrescento nada, porque tudo quanto Cesária
disse é a pura verdade. Amarro o negócio no ponto em que ela ficou.
Realmente
esse caso não tem importância, e até nem sei como Cesária foi mexer nele.
Papagaio é bicho besta, ninguém presta atenção a lorotas de papagaio. Esse era
melhor que os outros, sem dúvida. Eu nem me lembrava dele, mas como a patroa
foi desenterrá-lo, vá lá. Escutem. Estávamos na viagem, não é isto?
Viagem
do sertão à mata, para vender gado. Como era a primeira que eu fazia, a separação
foi custosa. Cesária chorou, deu-me conselhos, afinal se aquietou com a
esperança de possuir um louro falador. Prometer eu não prometia, que não ia oferecer
a minha mulher um bicho ordinário, mas se aparecesse coisa boa, Cesária estava
servida. Separei o gado, escolhi os tangerinos, despedi-me da mulher depois de
muitos poréns e tomei o caminho do sul, sempre aumentando a boiada com o que
havia de melhor por aquelas redondezas. Aves de pena vi em quantidade, araras,
ararões, e canindés, mas viventes de pouca fala. Procurei, pedi informações —
não achei nada que servisse. Larguei a encomenda e decidi levar uma lembrança
diferente para Cesária, volta de ouro ou corte de pano fino.
Ora
um dia de calor bati numa porta, com vontade de pedir água: — “Ô de casa!”
Uma
voz de homem perguntou lá de dentro: — “Ô de fora! Quem é?” E eu respondi: — “É
de paz. O senhor faz favor de arranjar uma sede de água para
um
viajante.”
—
“Não posso, tornou a voz. Não posso porque estou amarrado.”
Espantei-me:
— “Como? Quem amarrou o senhor? Diga, que eu desamarro.”
— “Não
se incomode não, moço, foi a resposta. Aqui em casa o costume é este. Vivo acorrentado.”
—
Nessa altura uma velha apareceu com um caneco de água e falou:
—
“Cala a boca. Deixa de tomar confiança com quem tu não conheces.”
Bebi
e ia agradecer quando percebi que ela se dirigia a um papagaio que batia as asas,
na gaiola pendurada à parede. Não é que eu tinha sido embromado, comendo o
bicho por gente? — “Sinha dona, perguntei, vossemecê me vende esse louro?” —
“Não vendo não, moço, é de estimação.” Eu cantei a velha: — “Que seja de
estimação não duvido. Mas pense direito, sinha dona. Quem tem vida morre. Se
botarem mau-olhado nele, vossemecê fica sem mel nem cabaço. Eu pago bem. Faça
preço no papagaio, dona.” A velha endureceu, depois chegou às boas e acabou
pedindo pelo bicho um despropósito. Discutimos e findamos o ajuste, comprei o
papagaio por quinhentos e cinquenta e quatro mil e setecentos réis. Vejam que
dinheirão. Quinhentos e cinquenta e quatro mil e setecentos. Bem.
Recebi
a gaiola e fiquei atrapalhado. Como havia de levá-la numa viagem que ia durar
meses? Depois de refletir, desocupei uma bolsa de roupa, fiz uns buracos nela e
meti ali o papagaio, que protestou, muito contrariado. Arrumei a bolsa no meio
de uma carga e tocamos para a frente. Onde andei e quanto ganhei não preciso
contar, basta dizer que a boiada se vendeu e fiz bom negócio. Conheci homens de
consideração e vi sobrados. Quando voltei, trazia um surrão cheio de ouro e
cargas de mantimentos. Dei uma festa quase tão grande como a do casório.
O
povo da rua se admirou, meu pai e meu sogro arregalaram os olhos. Eu de correntão
no peito, eu lorde, mandando abrir caixas de bebidas. Quem quisesse beber bebia
até cair. Dinheiro não faltava. Enfim tudo se acomodou, o pessoal saiu e nós
fomos endireitar a casa, varrer, lavar, limpar, arranjar as coisas.

Tranquei
o papagaio na bolsa. Coitado. Esqueci-me dele e o pobre viajou sem comer.”
Corri mais que depressa e fui abrir a bolsa. Encontrei o infeliz nas últimas,
enrolado num canto, feio como um pinto molhado. Cesária trouxe um pires de
leite, mas era tarde, não havia jeito não. O papagaio olhou para mim, balançou
a cabeça, levantou-se tremendo, encorujado, e disse baixinho:
—
“Sim senhor, seu major, isto não é coisa que se faça.”
Amunhecou
e morreu.
(In “Alexandre e outros heróis”)
* * *
OUTRA
DE PAPAGAIO
Mestre
Luís da Câmara Cascudo, em seu livro de memórias “Na ronda do tempo” escrito em
1969, traz essa interessante anotação a respeito de um papagaio que pertencera
a Nunes Pereira, maranhense autor de um livro intitulado “Moronguetá – um Decamerón
Indígena”. Diz o célebre folclorista potiguar:
“Nunes
Pereira possuiu um papagaio que gritava: —
Viva o Pará! Depois de segundos, concluía em voz baixa: — Oh, besteira!”
Manoel
Nunes Pereira, também conhecido como Nunes Pereira (1892 — 1985), nascido no
Estado do Maranhão, foi um antropólogo e ictiólogo que viveu grande parte de
sua vida em Manaus, e, posteriormente, na cidade do Rio de Janeiro, tendo
viajado seguidamente ao interior da Amazônia.
Nunes
Pereira foi veterinário do Ministério da Agricultura até a sua aposentadoria e teve
alguns de seus opúsculos científicos editados pelo próprio Ministério. (O pirarucu, A tartaruga verdadeira do
Amazonas e O peixe-boi da Amazônia).
Escreveu diversos livros, sendo a sua obra mais conhecida Moronguetá - Um Decameron Indígena, conjunto monumental de
pesquisas, apresentado por Thiago de Mello (dois tomos), onde constam
reproduções de páginas de cartas a Nunes Pereira emanadas de cientistas sociais
como Roger Bastide e Claude Lévi-Strauss. Com esses estudiosos o antropólogo
maranhense-amazonense travou contato pessoal, quando da passagem deles pelo
Brasil. Carlos Drummond de Andrade escreveu, no Jornal do Brasil, uma crônica
sobre o autor de Os índios maués, um dos primeiros pesquisadores mestiços
brasileiros - era cafuzo, descendente de índios, negros e brancos - a obter
reconhecimento científico internacional.
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