terça-feira, 20 de junho de 2017

PAGODE RUSSO


DANÇANDO EM MOSCOU


Ontem à noite o irreverente filósofo Mané Mago de Jurema publicou suas impressões sobre a inesperada viagem do Presidente Michel Temer para a “República Federativa Soviética da Rússia”, aproveitando como pano de fundo a música “Pagode Russo”, clássico do repertório junino da dupla Luiz Gonzaga e João Silva:

Ontem eu sonhei, com o Temer em Moscow
Dançando pagode russo na boate KOSSACOW.
Parecia um pesadelo, naquele sai e não sai,
Parecia um pesadelo, naquele cai e não cai!
Prendam o Michel, que o Aécio dança agora
Na dança do cossaco não fica ladrão de fora.




O poeta Crispiniano Neto, atento às brincadeiras do arteiro Mané Mago e profundo conhecedor da literatura russa e da situação política que o país atravessa, brindou-nos com esse comentário:

“A pronúncia original é MOSKU, como no Francês. Portanto, rima com KOSSAKU, que em Português é COSSACO, isto é TRABALHADOR. Quer dizer: BOATE DO TRABALHADOR. Voltando ao duplo sentido, no qual Luiz Gonzaga foi um mestre, sem o uso da apelação pornofônica, podemos dizer que se Gonzagão fizesse a pronúncia correta ficaria, para ouvidos brasileiros, uma baita CACOFONIA: "COSSA CU", que se tornaria hilária com acréscimo o "vai e não vai", "cai e não cai", "Dança do COÇA CU ...", "COÇA CU fora", etc. Mas, meu mestre Arievaldo, o mais Importante é o que você constatou: o “CAI e NÃO CAI” e o “SAI e NÃO SAI” que você muito acertadamente pôs no lugar do “Vai e não vai”, de Temer.
Neste momento estou escrevendo artigo para a minha coluna de quarta-feira, no www.defato.com, intitulado: O PRESIDENTE É UM IRRESPONSÁVEL OU UM FUGITIVO? Sinceramente, tenho minhas dúvidas sobre a volta dele. Não tem cabimento um chefe de Estado deixar o País numa crise incontrolável destas, logo depois de montar um GABINETE DE SITUAÇÃO, instalado ao lado do Gabinete Presidencial para tentar contornar a crise.
Vejam só. Acabaram de descobrir CHEQUES de propina na sua conta. Isso se chama PROVA MATERIAL, como o CHEQUE DE PC FARIAS, em pagamento da perua Elba da Fiat, que derrubou Fernando Collor. Muito me parece com o Imposto de Renda de Al Capone... ou o Canto do cisne.
Por isso acho que nosso Al Capone está “ESCAPONE...”
Insisto: TENHO MINHAS DÚVIDAS DA VOLTA DE TEMER. Ele está tão desorientado que nas redes sociais do Planalto foi anunciado que visitará a REPÚBLICA FEDERATIVA SOVIÉTICA DA RÚSSIA.

É provável que pense que vai se encontrar com Mikhail Gorbachev, por medo de ter, por motivos absolutamente diversos, o destino de Sakharov em Gorki. Talvez esteja tendo coragem de ir, porque Gulag já não é o mesmo. Mas, no duro, no duro, penso que o seu destino planejado é a Noruega. Basta checar se Marcelinha e Michelzinho estão na comitiva.”

Fica por aí mesmo, meu Kossacu... O povo brasileiro está PUTIN contigo.


MANÉ MAGO DE JUREMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário