terça-feira, 18 de agosto de 2015

AGOSTO DAS LETRAS



ARIEVALDO VIANNA PARTICIPA EM JOÃO PESSOA DE OFICINAS E PALESTRAS NO ESPAÇO CULTURAL JOSÉ LINS DO REGO

Arievaldo, caricatura de William

Com palestras, feira de livreiros, oficinas, lançamentos de livros e de quadrinhos o projeto Agosto das Letras segue até sexta-feira (21), no Espaço Cultural José Lins do Rego. Entre atividades desta terça-feira (18) estão a oficina Biblioterapia, com Marília Mesquita, pela manhã. À tarde, o destaque da programação é a reabertura do Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista, às 15h, com a presença da contadora de histórias Manu Coutinho.
A programação desta terça-feira inclui lançamentos simultâneos dos livros: “A Ditadura na Paraíba”, de Gilvan de Brito; Fotobiografia de José Américo, de Socorro Aragão, Neide Medeiros, Ana Isabel S. Leão. Destaque também para lançamentos dos quadrinhos “Augusto dos Anjos”, de Jairo Cézar e Luyse Costa; “Pedro Américo”, de Bruno Gaudêncio e Flaw Mendes; “Epitácio Pessoa”, de Neide Medeiros e Izaac Brito, “José Lins do Rego”, de Iranilson Burity e Megaron Xavier e “Ariano Suassuna”, de Bruno Gaudêncio e Megaron Xavier. A atividade acontece no mezanino 2, a partir das 19h.
Outra atração da Semana Literária é a roda de diálogo “Conversando sobre Zé Lins”, que acontece de terça (18) a sexta-feira (21), sempre das 9h às 12h, no museu que leva o nome do autor de “Menino de Engenho”. Diariamente, sempre a partir das 15h, acontece a Feira de Livreiros, no mezanino 2 do Espaço Cultural.
De acordo com Tatiana Cavalcante, coordenadora da ação, o Agosto das Letras pretende incentivar a aproximação da população ao conteúdo literário. “Por meio da leitura, contação de histórias, troca de livros e divulgação da produção dos escritores paraibanos, queremos estimular o consumo da literatura e ajudar a despertar nas pessoas, desde crianças a adultos, o interesse por essa arte que proporciona prazer e conhecimento”.

Quarta-feira – Além das atividades diárias, a programação da quarta-feira traz a oficina “A Objetividade dos objetos: procedimentos criativos para contar história”, com Heráclito Cardoso, no auditório 2. Na quarta (19) e quinta-feira (20), o escritor e cordelista Arievaldo Viana ministra a oficina “Acorda Cordel na sala de aula”, das 9h às 12h, na arena da Estação Ciência do Espaço Cultural. No mesmo horário, no auditório 1, Frederico Barbosa encerra a oficina “Som e imagem na poesia: como impactar com as palavras”. À tarde, a partir das 15h, as crianças experimentam o Momento Artes Visuais com Maurise Quaresma no Espaço Infantil da Biblioteca Juarez da Gama Batista. No mesmo horário, o grupo Sala Verde realiza uma contação de história no Teatro de Arena.
À noite, são lançados os livros “São Salabaussírio”, de Archidy Picado Filho; “A tragédia do Major Luís G. de Oliveira”, de Linalda de Arruda Melo; “Encontros e desencontros”, de Marisa Alverga; “Receitas de como se tornar um bom escritor”, de Linaldo Guedes; “Nunca me esqueça”, de Lara Corrêa; “Paixão segundo o metrópole”, de José Bezerra Filho e “Guarabira: missão, vila e cidade”, de Nonato Nunes. Os lançamentos são simultâneos e acontecem no mezanino 2, mesmo local reservado à Feira de Livreiros, às 19h. Logo após, às 19h30, Arievaldo Viana profere a palestra sobre Leandro Gomes de Barros no auditório 1. Na ocasião a biografia "Leandro Gomes de Barros - Vida e Obra" estará à venda ao público presente.
Quinta-feira - Segunda etapa da oficina ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA, com Arievaldo Viana, das 9h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário