segunda-feira, 10 de outubro de 2016

CORDEL NA TV BRASIL


Ao chegar ao Brasil no século XVII, a poesia de Cordel se adaptou à cultura nordestina. Durante anos, esteve presente no cinema e na televisão, em produções como O Auto da Compadecida e Cordel Encantado, ambas da Rede Globo. Mas essa importante parte do nosso patrimônio cultural ainda é deixado de lado pela grande mídia.
Ver TV recebe o poeta cordelista Varneci Nascimento, coordenador editorial da Editora Louzeiro; a cantora e compositora Edi Maria, que faz poesia musicada e cordéis; o pesquisador Paulo Iumatti, doutor em história pela Universidade de São Paulo e vice-presidente do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

O Museu de Arte Popular da Paraíba, última obra realizada por Oscar Niemayer em vida, tem um dos maiores acervos de Cordel do país. A professora Joseilda Diniz dá detalhes desse espaço dedicado à xilogravura, à divulgação do Cordel e à interação com o público.
O presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira, relembra a importância e a credibilidade do Cordel enquanto meio de comunicação.
O Cordel pode ser um ótimo instrumento pedagógico, como mostra ao Ver TV o poeta, radialista e ilustrador Arievaldo Viana, criador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula.
Confira também as entrevistas na íntegra, um conteúdo exclusivo para web:
Museu de Arte Popular da Paraíba apresenta a literatura de cordel para o público
Gonçalo Ferreira declama a sua literatura de cordel
Arievaldo Viana utiliza o cordel na alfabetização de jovens e adultos no Brasil.




Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti

Editora de Imagens: Mariana Velozo

VER ESTE LINK: http://tvbrasil.ebc.com.br/vertv/post/arievaldo-viana-utiliza-o-cordel-na-alfabetizacao-de-jovens-e-adultos-no-brasil

video
https://www.youtube.com/watch?v=RtKE6kNf7tw