sábado, 27 de abril de 2019

OS MILAGRES DE ANTÔNIO CONSELHEIRO


Texto do professor Gilmar de Carvalho:





CONSELHEIRO

Nenhum cantador ou cordelista cearense tratou de Canudos no calor da hora. Sílvio Romero recolheu quadras da tradição oral que chamavam Conselheiro de "Santo Antonio Aparecido". A cantoria e o cordel cearenses deviam estar sendo gestados.   
 Antonio Vicente Maciel, de Quixeramobim, sintetizou a herança da tradição mística, com as penitências, benditos e Casas de Caridade do Padre Ibiapina; a relação do Padre Cícero com os desassistidos; a vivência dos que acompanharam Zé Lourenço ao Caldeirão; o fervor  do Frei Damião em escorraçar o demônio, as modas, a bebida e as danças.
Pode-se pensar em todos estes líderes e seus seguidores como uma ciranda da fé, construindo uma catedral de taipa, que seria arrasada pela romanização.
Mais de cem anos depois, percebe-se uma presença tímida do tema na nossa literatura de folhetos. A contribuição mais destacada foi a de Patativa do Assaré, louvando Antonio Conselheiro em um poema.
Canudos se difundiu pela voz, foi contada e cantada nos sertões, e se afirmou como um lugar ou uma referência da luta e da fé. A truculência do Exército arrasou um povo que vivia em paz, de acordo com a Missão Abreviada, "bodejando" seus benditos, e construindo uma experiência de socialismo cristão.
Arievaldo Viana e Bruno Paulino, dois poetas de Quixeramobim, no clima estimulante das oficinas de cordel e xilogravura, feitas na cidade, quando dos festejos do aniversário do Conselheiro (13 de março), nos dão um cordel bem escrito e bem cuidado graficamente, que trata dos milagres atribuídos ao líder religioso.
Arievaldo tem vários folhetos publicados e se afirma como um dos valores de uma geração do cordel. Bruno tem construído, com trabalho e sem alarde, uma trajetória que dosa ficção e poesia.
Importante a retomada do tema por gente talentosa, comprometida com a letra, a voz e as bandeiras de  luta. Que seja a abertura de uma vereda, na direção do "coração selvagem" do mistério.

Gilmar de Carvalho


SERVIÇO: OS MILAGRES DE ANTONIO CONSELHEIRO,
de Arievaldo Vianna e Bruno Paulino
Lançamento dia 10 de maio, na LIVRARIA LAMARCA, Avenida da Universidade, 
a partir das 19 horas. Mediação de ZECA LEMOS.
Informações: acordacordel@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário