quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

FOLHETOS QUE DÃO AULA




ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA

(Matéria publicada na Revista NOSSA HISTÓRIA, 2006)

Projeto que estimula o uso do cordel em sala de aula já mostra resultados em quatro estados

Arievaldo Viana garante que aprendeu a ler muito mais rápido do que outras crianças graças a pequenos folhetos que sua avó colecionava. A curiosidade para conhecer sozinho as sagas que ouvia foi tanta que ele logo decorou o alfabeto, juntou as sílabas... E pronto! Esse “causo” que tem cara de início de aventura de cordel? Pode ser, mas ele garante que é pura verdade. E daí começou uma relação bela e eterna com os relatos escritos em versos. Sabendo as benesses que o gênero literário trouxe para sua educação, ele pôs mãos a obra para beneficiar outras crianças.
Arievaldo sabe que não inventou a pólvora. Afinal, como ele diz, “o cordel tem contribuído na alfabetização das pessoas desde que apareceu de forma manuscrita aqui no Nordeste, ainda no século XVIII, antes do surgimento das primeiras tipografias.” Mas não custa dar um empurrãozinho para mostrar a professores o poder dele. O Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula já levou a quatro estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Tocantins e Paraíba) kits com o livro didático e uma caixinha de folhetos. O objetivo é mostrar para professores com as historinhas podem ser um valioso instrumento pedagógico. “O leitor de cordel é estimulado a imaginar as situações, não tem as imagens prontas como nos livros infantis. Temos observado que em toda classe há sempre dois ou três alunos que têm vocação para a poesia popular. Inclusive gente que já trabalha com o rap e descobriu um “parentesco” com o cordel”, conta Arievaldo, que viaja pelo país para difundir o método.
Mas será que qualquer criança pode se interessar pelo cordel... Ainda mais em tempos de desenhos superanimados, videogames e internet? Arievaldo é enfático: “Faço recitais para alunos que têm acesso a tudo isso. Quando a história é boa, eles não desgrudam o olho!” E o próprio cordelista usa a tecnologia a seu favor: é através do fotolog www..com.br/acorda_cordel .

FONTE: Revista NOSSA HISTÓRIA, nº 33 – Julho/2006 – página 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário