terça-feira, 18 de julho de 2017

NO TEMPO DA LAMPARINA




MOTE E GLOSA NO SERTÃO

O saudoso CORONÉ LUDUGERO, personagem vivido no rádio, no disco e na TV pelo saudoso humorista pernambucano Luiz Jacinto, com textos formidáveis de Luiz Queiroga e a participação de Dona Felomena (Mercedes del Prado) e Otrope (Irandir Costa), continua sendo uma das gratas recordações que tenho de minha infância. Eu ouvia os causos e as cantigas do Ludugero nas ondas amigas da Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim ou pela Rádio Tupinambá de Sobral. De vez em quanto Ludugero se metia a CANTADOR DE VIOLA. Quem dava os motes, geralmente, era a sua esposa, dona Felomena. Um desses motes ficou retido em minha lembrança: NO BEM DA MULHER AMADA / ESTÁ O BEM DA CRIAÇÃO.


Luar do Sertão / Sabonete-Madalena-CE

Mas a vida reproduz a arte. A minha esposa Juliana Silva, que também admira profundamente a poética popular nordestina, me apresentou um mote depois de ver uma foto de uma lamparina que fizemos no último domingo, em nosso recanto do Sabonete, município de Madalena-CE. Eis o mote da companheira: “NO FOGO DA LAMPARINA / ACENDI MINHAS LEMBRANÇAS”. Seguem as glosas:

Trilhei as velhas estradas
Do meu Sertão benfazejo
No clarão vi um lampejo
Igual aos contos de fadas
Nessas trilhas palmilhadas
Resgatei as esperanças
Encontrei outras crianças
Nessa chama cristalina
No fogo da lamparina
Acendi minhas lembranças.

Revi nas chamas brilhantes
As fumaças do passado
O meu desejo focado
Em livros interessantes
Li os cordéis mais vibrantes
Dos Pares vi as andanças
E também subi nas tranças
De uma bela menina
No fogo da lamparina
Acendi minhas lembranças.

Eu vi o Cancão de Fogo
Resgatando o mesmo tema
Mané Mago de Jurema
Também estava no jogo
Até mesmo ave com gogo
Retempera as temperanças
E renova as alianças
Do jeito que a Bíblia ensina
No fogo da lamparina
Reacendi as lembranças.

Mote de Juliana Araújo Silva
Fotos / Glosas: Arievaldo Vianna


Compadre Policarpo, apreciando a luz da lamparina.


Juliana Araújo Silva, autora do mote


CORONÉ LUDUGERO - MISTURA DE VIOLA
Link: https://www.youtube.com/watch?v=c5YrvOWlnCk






Um comentário:

  1. O mote é bonito, partindo do tema , das andanças em busca de lembranças inspiradas na lamparina instrumento de valor tão importante quanto a saudade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir