segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CORDEL EM CAXIAS DO SUL-RS



CORAG lanca cordel em braile e revista da Academia Caxiense de Letras


FEIRA DO LIVRO – A Corag lançou no dia 16/10, durante a Feira do Livro de Caxias do Sul, duas importantes publicações para a cultura regional. A edição em braile da adaptação em cordel da obra de Simões Lopes Neto, escrita por Arievaldo Viana, e a primeira edição da revista da Academia Caxiense de Letras.
A edição dos cordéis em braile é uma iniciativa da Corag, em parceria com a Faders e TVE. Além dos livros impressos, cada livro foi gravado em áudio, com cd’s que acompanham as obras. O escritor Arievaldo Viana esteve presente no lançamento. O presidente da Corag, Vinicius Ribeiro, ressalta que esta foi a primeira obra em braile editada pela Corag, “Este é mais um passo para a democratização da educação. Dar acesso às pessoas com necessidades especiais a essa obra é uma contribuição à cultura regional e, principalmente, o cumprimento de um dever social que o estado tem perante a comunidade gaúcha”, afirma.
IMG_6491IMG_6487IMG_6490

Como forma de incentivar iniciativas culturais no Rio Grande do Sul que valorizem e difundam a qualidade da produção literária do Estado, a Corag apoiou o lançamento da primeira edição da revista Dante, publicação literária oficial da Academia Caxiense de Letras. A parceria entre as duas instituições permitiu à ACL/RS concretizar o sonho de manter um periódico impresso gratuito para veiculação de entrevistas, artigos, contos, ensaios e resenhas sobre literatura, com caráter didático e de entretenimento, produzidos pelos acadêmicos especialmente para a Dante. 

Adaptação em Cordel 

da Obra de Simões Lopes Neto


Nascido em Pelotas no ano de 1965, o escritor João Simões Lopes Neto é, graças à sua grandiosa produção literária, considerado o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, valorizando em sua obra os aspectos históricos e culturais do povo gaúcho. Sua literatura teatral, muitas vezes dedicada ao gênero cômico, valorizando o sotaque característico do homem do interior do Estado, chamando a atenção para os problemas cotidianos da vida campeira, lançou as bases para o que hoje se entende por tradicionalismo na cultura gaúcha. Em homenagem aos 150 anos de seu nascimento, a Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas compilou nestas publicações algumas das mais famosas obras do autor pelotense adaptadas em cordel nos versos do poeta cearense Arievaldo Viana e ilustradas pelo artista pernambucano Jô Oliveira, contribuindo para a difusão da literatura simoneana e retratando a força cultural e espontânea de nossa obra nativa.
Fotos: Laudir Dutra
Fonte:http://jornalpontoinicial.com.br/cultura/corag-lanca-livros-em-braile-e-revista-da-academia-caxiense-de-letras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário